MALAGUETAS
Ponha a semente de malagueta de molho em água, ou em chá de camomila à temperatura ambiente, durante 4 horas. Isso ajuda a enfraquecer a casca da semente, e ela pode rebentar mais facilmente. Semear à superfície.
Não é preciso enterrar as sementes muito fundo. Uma fina camada de terra por cima da semente ajuda a reter a humidade.
ALFACES
Solo
As plantas precisam de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. A faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.
Irrigação
A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo húmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.
Em clima ameno, as sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras. Outra possibilidade é plantar as sementes diretamente na horta no fim da tarde, irrigando em seguida, o que diminui a probabilidade de ocorrer dormência nas sementes, visto que a temperatura tenderá a ser mais amena. Deixe as sementes a aproximadamente 1 cm de profundidade no solo.
O transplante das mudas de alface pode ser feito quando estas têm de 4 a 6 folhas. Em regiões de clima quente, transplante de preferência em dias nublados e chuvosos, ou no fim da tarde com o solo já bem irrigado, pois as mudas de alface pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 35 cm para a maioria dos cultivares, geralmente usando 20 ou 25 cm para cultivares de menor tamanho ou que serão colhidos precocemente, e 30 ou 35 cm para os cultivares de maior tamanho.
FEIJÃO!
Solo
Cultive preferencialmente em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5.
Estas plantas podem formar uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios, capazes de fixar o nitrogénio do ar no solo como amónia ou nitrato, podendo assim prover o nitrogénio necessário para a planta e ainda enriquecer o solo com este elemento. Antes do plantio, pode ser feita uma inoculação das sementes com estas bactérias, utilizando inoculadores encontrados no comércio.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre húmido, mas sem que o solo fique encharcado.
Cuidados
Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes, especialmente no primeiro mês de cultivo.
Solo
O ideal é que o solo seja leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o ideal é um pH entre 5,5 e 6,8.
Irrigação
Irrigue quando necessário para manter o solo sempre húmido, porém o solo não deve permanecer encharcado.
Plantio
As sementes de pimentão podem ser semeadas diretamente no local definitivo, mas como as mudas são relativamente frágeis, é recomendado o plantio em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel. As sementes devem ficar a aproximadamente 0,5 cm de profundidade no solo e a germinação geralmente ocorre em 1 a 3 semanas. O transplante para o local definitivo é feito quando as mudas de pimentão atingem aproximadamente 10 cm de altura.
O espaçamento recomendado é de 80 a 120 cm entre as linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas, variando com o cultivar e as condições de cultivo.
O pimentão pode ser cultivado em vasos, mas estes devem ter uma profundidade e um diâmetro de pelo menos 35 cm.
Vaso com pimentão
O pimentão pode ser cultivado em um vaso ou um recipiente grande
Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
É recomendado fazer o tutoramento das plantas para evitar que os frutos acabem tocando o solo se as plantas ou seus ramos tombarem. Uma opção é usar estacas com pelo menos 1 m de altura e amarrar cuidadosamente a planta à estaca, conforme a planta for crescendo.
As cebolas precisam de solos muito ricos para semear e cultivar. São necessários solos franco-arenosos e nada de solos argilosos ou muito arenosos, uma vez que não seria possível o desenvolvimento e florescimento da cebola.
No plantio, as cebolas precisam de muito pouca água. Antes de se formarem os bolbos, é quando mais quantidade de água precisam, depois, nada.
É preferível plantar bolbos à semente, uma vez que são os que melhor crescem e os que mais força têm. A melhor época para os plantar é a primavera, em buracos de uns 15 centímetros de profundidade, os quais devem depois ficar bem tapados com terra.
É recomendável deixá-las sempre ao sol. Isso é o mais recomendável para as cebolas e o que melhor lhes faz para o seu crescimento.
Chega um momento em que os vértices da cebola ficam amarelos. Neste preciso instante aconselha-se cortá-los e quebrar os seus pescoços. Estes devem ficar ali mesmo, permanecendo em contacto com a terra. Desde este preciso momento, a cebola começará a sua maturação.
Neste instante também deve levantar os bolbos da cebola e esperar que se sequem. Tudo isto pouco a pouco, não desenterre tudo até que não fiquem bem secos. É então quando se deixam em repouso ao sol durante duas semanas.
Depois das cebolas estarem bem secas, é recomendável tê-las num lugar fresco, mas também não muito frio. Isto irá ajudar na sua conservação.