Proteja as suas arvores ou arbustos!
A aparência e a saúde da maioria das árvores do seu jardim podem ser melhoradas através de podagens regulares. A poda também pode aumentar a segurança do seu jardim, eliminando galhos que poderiam cair e causar ferimentos a alguém ou danos à sua propriedade. A poda também pode estimular a produção de frutos e aumentar o valor da madeira. As instruções básicas de poda, ferramentas para poda e luvas de jardinagem abaixo o(a) deixarão apto(a) a melhorar a aparência e a saúde de suas árvores sem a necessidade de pagar um profissional para fazer isso por você. A poda resultará em plantas mais fortes, mais saudáveis e mais atraentes. Além disso, dependendo da árvore, você pode moldá-la no formato que desejar.
1 - Dedique um pouco de tempo olhando para o tamanho e a forma da árvore e imaginando como ela deve ficar depois que você terminar.
2 - Identifique os galhos principais que formam o “esqueleto” da árvore. Evite remover estes galhos.
3 - Remova galhos danificados. Seja por uma tempestade ou outra causa qualquer, os galhos partidos devem ser podados para permitir que os nutrientes que ainda sugam da árvore possam ser redirecionados para os galhos saudáveis.
4 - Elimine o excesso de galhos de determinadas áreas. As árvores precisam de uma boa circulação de ar entre os galhos para que possam manter-se saudáveis. Se os galhos estiverem amontoados, acabam atraindo insetos e estimulando o crescimento de fungos.
5 - Pode os galhos que são um estorvo. Pode ser que os galhos mais baixos estejam a obstruir a sua passagem ou que os mais altos sejam uma ameaça sua linha telefônica. Seja como for, não tenha receio de podar os galhos que causem problemas.
6 - Pode os galhos para moldar a árvore. Caso queira dar à planta um formato mais arredondado ou uniforme, corte os galhos com ângulos esquisitos. Bastam uns poucos cortes para fazer uma grande diferença.
7 - Pode o mínimo necessário. Cada corte expõe a árvore a fungos e infestações de insetos, pois a casca protetora é removida no processo. E jamais tire mais do que 25 por cento dos galhos de uma árvore.